Introdução

Em 1982 realizaram-se com grande sucesso as primeiras Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas, promovidas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com o patrocínio das diversas associações nacionais da área da engenharia de estruturas.

Os objectivos dessas Jornadas, de promover o intercâmbio de experiências e informação no domínio alargado da engenharia de estruturas, têm-se mantido inteiramente válidos, pelo que se vieram a organizar novas Jornadas em 1990 e em 1998. Considerando-se conveniente manter a mesma periodicidade, decidiu‑se realizar as 4as Jornadas no presente ano de 2006.

Tal como nas Jornadas anteriores, serão considerados todos os tipos de estruturas, nomeadamente, edifícios, pontes, viadutos, túneis, reservatórios, barragens e obras hidráulicas, bem como a utilização dos diversos tipos de materiais estruturais: betão, aço, madeira, alvenaria, compósitos, etc. Por outro lado, será dado particular destaque à divulgação dos novos Eurocódigos Estruturais, bem como à experiência já adquirida na sua aplicação.

Nestes 24 anos decorridos após a organização das primeiras Jornadas, verificou-se um grande incremento na realização de reuniões científicas e técnicas por parte das diversas associações da área da engenharia de estruturas, como é o caso dos Encontros Nacionais que o Grupo Português do Betão Estrutural (GPBE) vem organizando bienalmente desde 1986. Ocorrendo a coincidência no tempo, entre o próximo encontro do GPBE e as 4as Jornadas, entendeu-se nelas incluir o Encontro Nacional Betão Estrutural 2006, à semelhança do já efectuado em 1990 e em 1998.

Importa ainda referir que estas Jornadas se inserem nas comemorações dos 60 anos do LNEC e dos 40 anos do GPBE, bem como nas comemorações dos 70 anos da Ordem dos Engenheiros.

 

Carlos Pina

Presidente da Comissão Organizadora 

E. Cansado Carvalho

Presidente da Comissão Científica